Quando se angariam fundos, imagina-se que a empresa vai crescer assim que os fundos foram angariados… A realidade é bem diferente! Crescemos assim que começamos o processo.
O processo de angariação de fundos combina duas características principais:
. Perde-se o foco no negócio;
. Aprendemos rapidamente que o que irá criar valor é a importância de estruturar a organização para iniciar um processo de escalabilidade
Embora a angariação de fundos esteja a tornar-se cada vez mais frequente, os montantes estão a diminuir e os investidores estão cada vez mais atentos aos indicadores factuais:
- Volume de negócios
- EBITDA
- Tracção
A recolha de fundos com base num simples plano de negócios está a tornar-se menos comum, e as avaliações estão a regressar aos níveis normais. Valorizando os bons gestores e líderes empresariais que utilizam os fundos de forma inteligente.
Como ultrapassar esta fase, que proporcionará à empresa os meios para continuar o seu desenvolvimento sem entrar em dificuldades?
Preparação para angariar fundos
7 recomendações antes de iniciar um processo de angariação de fundos:
- Tenha um negócio já lucrativo: quanto menos depender de uma angariação de fundos, mais tranquilo será
- Ter fluxo de caixa: ter a capacidade de acelerar com ou sem uma angariação de fundos;
- Preparar a equipa para a ausência do CEO durante 9 meses: a angariação de fundos é muito exigente para o CEO, ele terá de ser substituído;
- Parecer bem no exterior, e ainda melhor no interior: os investidores detestam surpresas desagradáveis, pelo que o lado financeiro e legal do negócio deve ser sólido e cuidado;
- Ter uma visão muito clara do que pretende para os próximos 3 anos: O investidor aposta num investimento no máximo de 3 anos, ambicioso mas realista
- Os investidores apostam nas pessoas: Os fundadores e a equipa são o maior capital da empresa, todos eles devem aguentar;
- Obter apoio: um contabilista certificado que (realmente) conhece o processo, um advogado especializado e um reconhecido angariador de fundos.
Aprendizagem durante o processo
O angariador de fundos: O fundraiser apoia na apresentação do pitch aos investidores sendo um player essencial. Tal como em muitas profissões, há campanhas de angariação de fundos e angariação de fundos. Os melhores angariadores têm acesso aos melhores investidores e não é por acaso que selecionam os processos e os melhoram, muitas vezes melhorando a visão e a sua apresentação. A escolha do fundraiser é crucial.
Investidores: há uma multiplicidade de fundos. Os fundos de investimento têm uma “tese”, por outras palavras, investem em áreas específicas, em momentos concretos e com montantes bem definidos. Uma vez identificados os potenciais investidores, o passo seguinte é conseguir que as pessoas se interessem pela empresa, para que possa escolher um fundo que se ajuste à empresa. Tendo em mente um ponto fundamental, um investidor entra para poder sair em melhores condições dentro de 5/7 anos. Não é um casamento vitalício, não está lá para ficar indefinidamente. Isto não os impede de terem os mesmos interesses que os fundadores… Maximizar o valor da empresa
Os auditores: A angariação de fundos envolve uma auditoria. As famosas “Due Diligences”. Esta auditoria não deve obviamente revelar quaisquer pontos de bloqueio para a angariação dos fundos, daí a necessidade de preparar jurídica e financeiramente a proposta, tão bem quanto possível. Esta “Due Diligence” permitirá também detectar pontos de melhoria e segurança na empresa, o que permitirá controlar melhor o crescimento futuro.
A preparação necessária, os profissionais que irão acompanhar, as devidas diligências efectuadas e as pessoas reunidas durante o processo fazem desta fase um formidável acelerador da estruturação da empresa (um pouco à força, porque o que foi deixado de lado de repente torna-se urgente e importante) mas também esclarece e aperfeiçoa o plano de desenvolvimento da empresa
Por isso, vale muito a pena, o processo de angariação de fundos 🙂
Joel PEREIRA
CEO VISEEON INTERNACIONAL
joel.pereira@viseeon.com