DÊ UMA OPORTUNIDADE AO SEU NEGÓCIO! NÃO TEREMOS ÊXITO, SE NÃO FIZERMOS NADA.
Antes de um olhar mais profundo ao marketing da sua empresa é muito importante que acima de toda e qualquer ação de promoção de serviços ou produtos, os seus clientes saibam o que a sua marca ou organização está a fazer no contexto atual. Manter o tom pré-pandemia ou fingir que não se passa nada não vai ter bons resultados. Comunicar assertivamente com os clientes, “contar-lhes” o que está a fazer para se adaptar ao momento que vivemos é um posicionamento indispensável para o novo consumidor nesta nova normalidade.
Desde o início da pandemia, muito se fala de tendências e da mudança de comportamentos do consumidor. De acordo com dados fornecidos pelas instituições Comscore, Global Web Index, Kantar, MindMiners e Nielsen, muitos compraram pela internet pela primeira vez. Alguns estudos apontam que metade dos consumidores vão escolher as marcas só pelos preços no pós pandemia. O que é que isto significa? Como uma empresa deve comunicar a partir de agora?
Já todos entendemos com a flexibilização gradual das quarentenas, que as pessoas voltarão às suas rotinas, mas a forma delas comprarem e a perceção do valor das marcas está a sofrer muitas alterações.
Temos clientes mais conscientes, a saúde imperará no estilo de vida das pessoas e todos teremos mais cuidados com a higiene. Estamos mais atraídos ao consumo de produtos locais e o online e está mais presente do que nunca. desde reuniões por videoconferência, ao teletrabalho até a telemedicina e às compras no geral.
Por isso é muito importante que as empresas se adaptem a esta nova normalidade (realidade). De acordo com a McKinsey & Company, as empresas devem direcionar os esforços para três pilares:
- Implementar as ações de resposta à crise (ficar atento com as regulamentações e cumpri-las);
- Entender as oportunidades criadas, procurando uma retoma saudável e rentável;
- Adaptar-se ao novo consumidor, entendendo seu cliente como se não o conhecesse. Pois pode ser que ele continue a relação com sua empresa exatamente como parou, mas se ele mudar você estará pronto para atendê-lo sem ser surpreendido.
A INTERNET É MAIS FÁCIL DE ABORDAR, É MAIS ESPECÍFICA E MUITO MAIS BARATA. SÓ É PRECISO SER CRIATIVO E CONHECER O SEU CLIENTE PARA ALCANÇA-LO COM MAIS EFICÁCIA.
Outros momentos de crise já nos mostraram que a recuperação é possível e que as oportunidades aparecerão, mas é necessário ficar atento, olhar com maior atenção para a comunicação e marketing. Em relação à comunicação, sabemos que as organizações que investiram em publicidade em períodos de grande crise no passado (económicas ou sociais), tiveram um retorno melhor e mais rápido em comparação às empresas que congelaram os investimentos no setor de Marketing. Agora, mais do que nunca, é importante que tudo que seja comunicado seja cumprido – desde as propostas de valor até mesmo prazos de entrega, informações, comunicados e possíveis ofertas.
Importa criar estratégias de comunicação e marketing, apostar por exemplo no digital, estratégias que englobem todas as vertentes de comunicação, são mais importantes que nunca. Uma boa estratégia de content marketing, redes sociais, talvez uma loja on-line e estratégia correspondente de promoção, são essenciais para conquista de novos clientes. Importante igualmente é saber onde investir os seus orçamentos digitais e fazer campanhas com análise de ROI como Facebook ads, Google ads, posicionamento nos motores de busca, etc, vão aumentar o número de visitas aos sites e fazer com atinja o seu público alvo. Escolha uma estratégia de conteúdos com as palavras chave certas e desenvolva conteúdos interessantes. Também o mail marketing vai ter o seu contributo importante, pois é fundamental para promover os seus produtos e serviços de forma rápida e direta.
GARANTA O SEU LUGAR NA COMPETIÇÃO E ARRISQUE GANHAR, POSTANDO NUMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL!
Xana PEREIRA
BRAND STRATEGIST
xana.pereira@viseeon.com