É provável que o futuro da contabilidade seja marcado por vários factores, incluindo os avanços tecnológicos, mudanças em requisitos normativos ou regulamentação bem como, a natural evolução das necessidades das empresas.
Tendências terão impacto no futuro próximo da contabilidade:
Automação:
A utilização da automação e da inteligência artificial (IA) aumentará no exercício da contabilidade. Isto inclui a utilização de chatbots para serviço ao cliente, tarefas automatizadas e inteligência artificial para detecção de fraudes.
Cloud Computing:
A utilização de softwares de contabilidade sediados na nuvem está a tornar-se cada vez mais popular e eficaz, permitindo às empresas aceder aos seus dados financeiros a partir de qualquer lugar, colaborar com membros da equipa remotamente, e reduzir a necessidade de espaço físico de armazenamento.
Análise de dados:
A utilização de análise de dados para obter informações a partir de dados financeiros é susceptível de se tornar bastante mais generalizada. Isto inclui a utilização de análises preditivas para antecipar tendências futuras, analisar o comportamento dos clientes, e identificar oportunidades de poupança de custos ou investimentos.
Contabilidade Verde (Sustentabilidade):
Com as crescentes preocupações sobre questões ambientais e sociais, a contabilidade sustentável está a tornar-se cada vez mais importante. É bem mais que trendy medir o relato financeiro, o impacto ambiental e social de uma empresa, do que o seu desempenho financeiro. O registro do património ambiental é indispensável para um relacionamento futuro entre organizações.
Ciber-segurança:
À medida que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia, o risco de ataques cibernéticos aumenta. Os contabilistas terão de conhecer os riscos da cibersegurança e as melhores práticas para garantir a segurança dos dados financeiros.
Em geral, é provável que o futuro da contabilidade realmente envolva uma maior utilização da tecnologia, mas o contabilista do futuro precisará de ter um conjunto de competências bem mais amplo do que a cibersegurança, análise de dados, cloudware, automações ou sensibilidade ambiental. Ao desenvolver “soft skills” agregará competências de grande valor acrescentado para todos. Mas, principalmente para os clientes. É essencial ter consciência que, sendo o exercício aparentemente mais automatizado e otimizado pela digitalização, hoje o ambiente empresarial é também cada vez mais complexo, competitivo e exigente.
Para além das competências técnicas, as “soft skills”, trabalham competências transversais tais como a comunicação, a resolução de problemas, e competências interpessoais. Estas competências são essenciais para construir relações positivas com clientes e colegas e fornecer um serviço excepcional ao cliente.
Comunicação:
Os contabilistas precisam de comunicar informação financeira de forma eficaz tanto aos intervenientes financeiros como aos não financeiros. Boas capacidades de comunicação ajudam a construir confiança e credibilidade junto dos clientes, mas também de colegas.
Atenção ao detalhe:
A atenção ao detalhe é crucial na contabilidade para assegurar a exactidão e evitar erros. Os bons contabilistas devem ter uma forte capacidade de foco. A atenção aos detalhes assegura que não falham detalhes financeiros importantes.
Resolução de problemas:
Os contabilistas deparam-se frequentemente com desafios financeiros complexos que requerem soluções criativas. Os bons contabilistas devem ser capazes de implementar o Creative Thinking e pensar criticamente o desenvolvimento de soluções eficazes para os problemas.
Gestão do tempo:
Os contabilistas trabalham frequentemente em múltiplos projectos em simultâneo e devem cumprir prazos rigorosos. Boas capacidades de gestão do tempo e implementação de processos de gestão de prioridades são essenciais para gerir a o cumprimento de tarefas e ou prazos.
Aptidões interpessoais:
Os contabilistas trabalham em estreita colaboração com clientes, colegas e outras partes interessadas, e por isso precisam de fortes competências interpessoais e habilidades de relacionamento para lidar de forma eficaz e empática com o outro. Estas competências ajudam os profissionais a construir relações positivas e colaborativas.
Adaptabilidade:
A indústria contabilística está em constante evolução, e os bons contabilistas devem ser capazes de se adaptar às mudanças na tecnologia, regulamentares claro, às necessidades dos clientes.
É essencial para os contabilistas do futuro construírem relações muito humanas e fortes com clientes e colegas.
“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.”
Carlos Drummond de Andrade
CMO Viseeon Group