LOGIN MEMBRO | LOGIN CLIENTE

Notícias e Alertas

INFORMAÇÃO FINANCEIRA

CONTABILIDADE AMANHÃ. Trends 202.4

É provável que o futuro da contabilidade seja marcado por vários factores, incluindo os avanços tecnológicos, mudanças em requisitos normativos ou regulamentação bem como, a natural evolução das necessidades das empresas. 

Tendências terão impacto no futuro próximo da contabilidade:

Automação:

A utilização da automação e da inteligência artificial (IA) aumentará no exercício da contabilidade. Isto inclui a utilização de chatbots para serviço ao cliente, tarefas automatizadas e inteligência artificial para detecção de fraudes.

Cloud Computing:

A utilização de softwares de contabilidade sediados na nuvem está a tornar-se cada vez mais popular e eficaz, permitindo às empresas aceder aos seus dados financeiros a partir de qualquer lugar, colaborar com membros da equipa remotamente, e reduzir a necessidade de espaço físico de armazenamento.

Análise de dados:

A utilização de análise de dados para obter informações a partir de dados financeiros é susceptível de se tornar bastante mais generalizada. Isto inclui a utilização de análises preditivas para antecipar tendências futuras, analisar o comportamento dos clientes, e identificar oportunidades de poupança de custos ou investimentos.

Contabilidade Verde (Sustentabilidade):

Com as crescentes preocupações sobre questões ambientais e sociais, a contabilidade sustentável está a tornar-se cada vez mais importante. É bem mais que trendy medir o relato financeiro, o impacto ambiental e social de uma empresa, do que o seu desempenho financeiro. O registro do património ambiental é indispensável para um relacionamento futuro entre organizações.

Ciber-segurança:

À medida que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia, o risco de ataques cibernéticos aumenta. Os contabilistas terão de conhecer os riscos da cibersegurança e as melhores práticas para garantir a segurança dos dados financeiros.

Em geral, é provável que o futuro da contabilidade realmente envolva uma maior utilização da tecnologia, mas o contabilista do futuro precisará de ter um conjunto de competências bem mais amplo do que a cibersegurança, análise de dados, cloudware, automações ou sensibilidade ambiental. Ao desenvolver “soft skills” agregará competências de grande valor acrescentado para todos. Mas, principalmente para os clientes. É essencial ter consciência que, sendo o exercício aparentemente mais automatizado e otimizado pela digitalização, hoje o ambiente empresarial é também cada vez mais complexo, competitivo e exigente.

Para além das competências técnicas, as “soft skills”, trabalham competências transversais tais como a comunicação, a resolução de problemas, e competências interpessoais. Estas competências são essenciais para construir relações positivas com clientes e colegas e fornecer um serviço excepcional ao cliente.

Comunicação:

Os contabilistas precisam de comunicar informação financeira de forma eficaz tanto aos intervenientes financeiros como aos não financeiros. Boas capacidades de comunicação ajudam a construir confiança e credibilidade junto dos clientes, mas também de colegas.

Atenção ao detalhe:

A atenção ao detalhe é crucial na contabilidade para assegurar a exactidão e evitar erros. Os bons contabilistas devem ter uma forte capacidade de foco. A atenção aos detalhes assegura que não falham detalhes financeiros importantes.

Resolução de problemas:

Os contabilistas deparam-se frequentemente com desafios financeiros complexos que requerem soluções criativas. Os bons contabilistas devem ser capazes de implementar o Creative Thinking e pensar criticamente o desenvolvimento de  soluções eficazes para os problemas.

Gestão do tempo:

Os contabilistas trabalham frequentemente em múltiplos projectos em simultâneo e devem cumprir prazos rigorosos. Boas capacidades de gestão do tempo e implementação de processos de gestão de prioridades são essenciais para gerir a o cumprimento de tarefas e ou prazos.

Aptidões interpessoais:

Os contabilistas trabalham em estreita colaboração com clientes, colegas e outras partes interessadas, e por isso precisam de fortes competências interpessoais e habilidades de relacionamento para lidar de forma eficaz e empática com o outro. Estas competências ajudam os profissionais a construir relações positivas e colaborativas.

Adaptabilidade:

A indústria contabilística está em constante evolução, e os bons contabilistas devem ser capazes de se adaptar às mudanças na tecnologia, regulamentares claro, às necessidades dos clientes.

É essencial para os contabilistas do futuro construírem relações muito humanas e fortes com clientes e colegas.

 

“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.”

Carlos Drummond de Andrade

Xana PEREIRA

CMO Viseeon Group

 

SUPORTE E CONSULTORIA?

Para suporte e consultoria destes e outros programas entre em contato com um dos nossos especialistas. 

MINHA CONSULTORIA

MAIS INFORMAÇÕES

Artigos relacionados

CONSULTORIA FINANCEIRA | CONTACTE-NOS

Envie-nos as suas dúvidas e esclarecimentos para que possamos oferecer uma consultoria direcionada e detalhada. 

Ser contactado(a) pela Viseeon Ibéria

plugins premium WordPress