Compreender a SEO para compreender o Google My Business
SEO (Search Engine Optimization) é outra palavra que significa referenciação natural. Trata-se de um conjunto de técnicas para melhorar a visibilidade e a classificação de um website nos resultados dos motores de busca.
A SEO envolve muitos fatores, como a qualidade e a relevância do conteúdo, a estrutura do website, a velocidade de carregamento das páginas, a utilização de palavras-chave estratégicas, a qualidade das ligações de entrada e de saída e a experiência geral do utilizador.
Qual é a ligação entre a sua SEO e o Google My Business?
O Google My Business é uma plataforma de listagem local que permite às empresas apresentarem informações sobre a sua empresa diretamente nos resultados de pesquisa do Google.
Por isso, é uma ferramenta muito poderosa para a sua SEO!
O que é o Google My Business?
O nome que toda a gente utiliza para esta ferramenta é Google My Business. Mas, na realidade, mudou de nome há muito tempo e chama-se, de facto, Google Business Profile. Mas o importante é fazer com que todos percebam do que estamos a falar, certo?
O Google My Business é uma ferramenta digital oferecida pela Google para apresentar a sua empresa. Não se trata de um website, mas sim de um cartão de identidade da empresa.
E a boa notícia é que é 100% gratuito.
Quando alguém procura uma empresa no Google, informações relevantes como a morada, número de telefone, horário de funcionamento, avaliações e fotos podem ser exibidas diretamente na página de resultados da pesquisa, sem sequer passar pelo site.
Compreende a sua importância? É a imagem da sua marca que está em causa!
O Google My Business baseia-se principalmente na geolocalização. Assim, pode dar-se a conhecer logo que um potencial cliente faça uma pesquisa como “contabilista Lisboa”.
Os benefícios são muitos e as oportunidades estão a aumentar: não perca esta oportunidade.
Porque é que deve utilizar o Google My Business?
O GMB permite às empresas aumentar a sua visibilidade online e melhorar a sua referenciação local.
O Google tem em conta as informações partilhadas para classificar as empresas nos resultados de pesquisa de uma forma geo-localizada.
Também pode publicar conteúdos como notícias, promoções e eventos no seu perfil Google My Business, o que aumentará a sua presença e visibilidade online.
✅ Ganhe visibilidade
✅ Promova-se através da geolocalização
✅ Atraia potenciais clientes
✅ Mantenha-se atual
✅ Fidelize os seus clientes
Os desafios do Google My Business
Agora que já tem uma melhor noção do que é o Google My Business, é importante falar sobre os desafios desta ferramenta para o seu escritório de contabilidade.
A importância dos comentários
As avaliações são um dos aspectos mais importantes do Google My Business. Quanto mais críticas tiver no seu perfil, mais visível será a sua empresa nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, as avaliações podem ajudar a criar confiança e credibilidade para a sua empresa, mostrando aos potenciais clientes que outras pessoas ficaram satisfeitas com os seus serviços ou produtos. Por isso, é importante responder às avaliações.
E no que diz respeito às classificações, um conselho: nunca fique abaixo das 4 estrelas. Quanto melhor for a sua classificação, maior é a probabilidade de receber uma chamada de um potencial cliente.
A decisão é sua: vá em frente e obtenha críticas! Lembre-se de pedir uma avaliação aos seus clientes no final de cada trabalho.
Uma apresentação que faz a diferença
A biografia da sua empresa é uma parte importante do seu perfil GMB. Os utilizadores da Internet vão julgá-lo em poucos segundos, por isso seja relevante, cativante e atraente!
Eis algumas dicas sobre como a escrever bem:
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- Seja conciso: a sua biografia deve ser curta e precisa. Evite frases longas e concentre-se em informações claras e relevantes.
- Faça uma breve descrição da sua empresa de contabilidade, concentrando-se no que a distingue dos seus concorrentes.
- Utilize palavras-chave que correspondam às pesquisas dos seus potenciais clientes para ajudar a melhorar o seu SEO.
- Evite usar superlativos ou termos demasiado comerciais. Seja honesto e autêntico.
Pense no apelo à acção para levar o leitor a telefonar-lhe.
Um Perfil do GMB bem preenchido
Ao preencher o seu perfil no Google My Business, não se esqueça de incluir todos os detalhes relevantes sobre a sua clínica:
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- Endereço
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
- Fotos (quanto mais fotos, mais cliques)
- Ligação ao seu sítio Web e redes sociais
Quanto mais completa e atualizada for a sua listagem, maior será a probabilidade de aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google.
Concentre-se no Google Post
As Publicações do Google são uma funcionalidade relativamente nova no Google My Business. Permitem-lhe publicar notícias, promoções, eventos e outras informações importantes sobre a sua empresa. Estas publicações aparecem diretamente na sua listagem do Google My Business e podem ser uma excelente forma de atrair a atenção de potenciais clientes.
Como activar o seu perfil GMB?
- Aceda a business.google.com e siga os passos um a um.
- Receberá então um código de ativação (por correio electrónico ou carta, consoante a sua preferência).
- Envie para comunicacao@viseeon.pt
O seu formulário ficará pronto, só tem de o preencher! E usar as mesmas imagens.
Precisa de mais ajuda? Que tal um guia passo-a-passo? Encontre o nosso guia Google My Business.