Atualmente, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se uma questão importante para as empresas, independentemente do seu tamanho. Consumidores, investidores e funcionários esperam que as empresas adotem práticas sustentáveis e responsáveis. Uma forma de provar que estão a dar passos positivos para o mundo.
Isto vai muito além de simples obrigações legais, pois as empresas que integram a RSE na sua estratégia beneficiam de muitas vantagens, como melhor imagem de marca, menor rotatividade ou até otimização na produtividade.
A RSE não é um modismo, é um verdadeiro compromisso humano e ambiental.
O que é RSE?
A RSE é uma abordagem que consiste em integrar as preocupações sociais e ambientais nas atividades diárias de uma empresa. Envolve levar em consideração os impactos económicos, sociais e ambientais das suas atividades e procurar minimizá-los.
A RSE pode se manifestar de diversas formas, como a adoção de práticas de gestão sustentável, redução do impacto ambiental, garantia de condições justas de trabalho ou apoio a iniciativas comunitárias.
Podemos dizer que a RSE é o caminho para uma empresa mostrar que é eco-responsável, humana e virtuosa.
Por que devemos apostar na RSE?
Além do aspeto ético, existem muitas razões pelas quais as empresas devem adotar uma política de RSE.
Melhore a imagem e reputação da sua marca
As empresas que incorporam práticas de RSE nas suas operações podem melhorar a sua reputação com as partes interessadas, incluindo clientes, investidores, funcionários e comunidades locais. Os consumidores estão cada vez mais sensíveis às questões sociais e ambientais e, portanto, mais inclinados a comprar de empresas consideradas responsáveis.
Reduza os custos
A RSE também pode ajudá-lo a reduzir os custos adotando práticas mais sustentáveis, como a redução de desperdício, melhor consumo de energia ou a redução de custos de produção.
Aumente a produtividade
Os funcionários ficam mais motivados e interessados quando trabalham para uma empresa que tem em consideração as suas preocupações sociais e ambientais. A RSE traz mais significado para a vida quotidiana, e esta tornou-se o elemento principal do bem-estar corporativo.
Seja um ator importante na vida local
Ao apoiar iniciativas sociais e solidárias, pode estabelecer relações de confiança com os atores locais, que podem ajudar a fortalecer a sua presença e o seu impacto no território.
Como cultivar uma mentalidade de RSE?
A RSE deve ser integrada na sua estratégia geral e não apenas vista como um objetivo em si. Deve levar em consideração os impactos sociais e ambientais ao tomar decisões e medir o progresso usando indicadores de desempenho de RSE.
1/ Estabeleça uma visão e missão claras
Deve começar a estabelecer uma visão e missão claras que integre preocupações sociais e ambientais nas suas atividades. Esta deve ser uma visão compartilhada por todos os colaboradores e parceiros para garantir o comprometimento coletivo.
2/ Envolva os funcionários
Os seus funcionários devem estar cientes das questões de RSE e envolvidos na implementação de práticas sustentáveis. Pode, por exemplo, organizar formações para conscientizar e incentivar suas equipes.
3/ Integre a RSE nos processos operacionais
A RSE deve estar integrada em todos os processos operacionais da empresa, desde a concepção dos seus serviços até à sua entrega.
4/ Comunique sobre as suas ações
Comunique de forma transparente sobre seus resultados de RSE. Mostre as suas ações, as suas tentativas, os seus projetos e tudo relacionado às suas iniciativas de RSE. Isso aumentará a confiança dos seus clientes e a reputação da sua empresa.
Para dar um bom exemplo, na Viseeon plantamos árvores graças ao nosso compromisso com a Reforest’action. Mas isso, contaremos num futuro artigo.
E você, onde está em termos de RSE?
Como deve ter entendido, a RSE é uma questão crucial para a sua empresa. Cultivar uma mentalidade de RSE irá beneficiá-lo de várias maneiras. Então a escolha é sua!