Notícias e Alertas

INFORMAÇÃO FINANCEIRA

Como reduzir a nossa pegada digital?

Na nossa vida quotidiana, estamos cada vez mais conscientes do impacto das nossas acções no planeta. Prestamos atenção à poluição dos automóveis, reciclamos os nossos resíduos, preservamos os oceanos… E as empresas estão a entrar na RSE – Responsabilidade Social Empresarial, (apenas um lembrete para aqueles que participaram na nossa maravilhosa Convenção de 2023 ao pé da Torre Eiffel).

 

Mas sabia que também estamos a contribuir para outro tipo de poluição: a poluição digital?

A presença omnipresente da tecnologia digital nas nossas vidas pode parecer abstrata, mas tem muitas consequências. Já reparou no calor emitido pelo seu computador? 

Agora imagine os milhares de servidores em todo o mundo a funcionar sem parar.

 

O que é exatamente a poluição digital?

Trata-se das emissões poluentes resultantes da construção, utilização e fornecimento de tecnologia digital. 

Atualmente, representa 4% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Os centros de dados em todo o mundo, com os seus milhões de servidores físicos, funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, para processar os nossos dados. 

 

Todos os anos, o consumo de energia associado à tecnologia digital aumenta 9%. Por conseguinte, é crucial tomar medidas, uma vez que a poluição digital é considerada um dos principais contribuintes para a poluição global.

De acordo com o relatório preliminar da missão de informação do Senado sobre a pegada ambiental da tecnologia digital, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes da tecnologia digital poderão aumentar significativamente se nada for feito para reduzir a sua pegada: +60% até 2040.

 

Então, como podemos reduzir a nossa pegada digital? Eis algumas dicas simples mas eficazes:

 

Dica n.º 1 – Gerir os seus e-mails de forma mais eficaz

  • Esta pequena palavra inofensiva é armazenada em servidores. E sim, um único e-mail custa muito dinheiro ao planeta. Por isso, não exagere e dedique algum tempo a organizar o seu correio electrónico.
  • Evite enviar mensagens desnecessárias. Se precisar de falar com um colega, vá directamente ao seu gabinete ou junte vários pedidos num único e-mail.
  • Verifique cuidadosamente as suas mensagens antes de as enviar para evitar enviar correções ou informações adicionais numa nova mensagem de correio electrónico.
  • Limite o número de destinatários. Quanto menor for o número de destinatários, menor será a poluição digital.
  • Utilize uma ferramenta anti-spam e esvazie regularmente o seu cesto de reciclagem e a pasta Spam para poupar espaço de armazenamento.
  • Anule a subscrição de newsletters publicitárias que não lhe interessam.
  • Comprima os ficheiros que envia para reduzir o seu tamanho e poupar espaço de armazenamento nos servidores.

 

Dica 2 – Domine o seu navegador Web

  • Utilize motores de pesquisa eco-responsáveis que não armazenam os seus dados e protegem a sua privacidade.
  • Seja preciso nas suas pesquisas para poupar energia. Pesquisas mais direcionadas podem poupar o equivalente a uma viagem de carro de 40 km.
  • Quando souber o endereço de uma página Web, escreva-o diretamente na barra de endereços em vez de utilizar um motor de busca.

 

Dica n.º 3 – Desligar

  • Desligue-se regularmente para poupar energia. Desligue o seu modem ou router à noite e quando estiver ausente.
  • Desligue completamente o seu computador em vez de o deixar em standby.
  • Desative as notificações nas redes sociais e nos jogos para reduzir o seu consumo digital.

 

Dica 4 – Adoptar uma gestão responsável dos dados

  • Faça uma triagem regular dos seus ficheiros, elimine os que já não são necessários e arquive os documentos importantes de forma organizada. Isto libertará espaço de armazenamento e reduzirá a carga energética associada à gestão de dados desnecessários.
  • Limitar o streaming e os descarregamentos: O streaming de vídeos e música e o descarregamento de ficheiros consomem muita largura de banda e energia. Tente reduzir a frequência destas atividades ou opte por opções de menor qualidade para poupar energia.

 

Dica 5 – Opte por dispositivos economizadores de energia

Quando comprar novos dispositivos electrónicos, como computadores, smartphones ou tablets, opte por aqueles que são eficientes em termos energéticos. Procure certificações de eficiência energética para se certificar de que está a utilizar equipamento amigo do ambiente.

 

Ao adotar estas dicas simples, pode ajudar a reduzir a sua pegada digital e a proteger o ambiente. Cada pedacinho ajuda, por isso, envolva-se hoje na luta contra a poluição digital. Juntos podemos fazer a diferença!

SUPORTE E CONSULTORIA?

Para suporte e consultoria destes e outros programas entre em contato com um dos nossos especialistas. 

MINHA CONSULTORIA

MAIS INFORMAÇÕES

Artigos relacionados

CONSULTORIA FINANCEIRA | CONTACTE-NOS

Envie-nos as suas dúvidas e esclarecimentos para que possamos oferecer uma consultoria direcionada e detalhada. 

Ser contactado(a) pela Viseeon Ibéria

plugins premium WordPress