Governo lança programa para a transformação digital da Segurança Social. Pagamento do abono de família e cálculo das contribuições serão feitos de forma automática.
O programa para a transformação digital da Segurança Social que permitirá atribuir automaticamente as prestações do abono de família. “Clic”, assim se chama o projeto, aposta também na redução da burocracia no serviço — por exemplo, dispensando a entrega de declarações pelas empresas e cidadãos.
O programa vai ser gradualmente implementado ao longo dos próximos quatro anos. Em 2026, a Segurança Social terá um novo rosto, com outra capacidade de chegar às pessoas, mais eficiente e menos burocrática, anteviu o secretário de Estado da Segurança Social. Trata-se de um investimento de 200 milhões de euros, suportado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que prevê, por exemplo, que empresas e cidadãos deixem de ser obrigados a entregar milhões de declarações e que prestações como o abono de família passem a ser atribuídas automaticamente.
O pagamento automático do abono de família, que chegará a 1,1 milhões de pessoas, é uma das 85 medidas que serão implementadas já na primeira fase do programa “Clic”. Outra medida dispensa as empresas de entregarem declarações de remuneração para cálculo das contribuições, eliminando a movimentação de oito milhões de documentos por 400 mil empresas.
Os trabalhadores independentes também não precisarão de entregar declarações trimestrais com os rendimentos para calcular as contribuições para a Segurança Social – 1,5 milhões de declarações por ano serão eliminadas para quem trabalha por conta própria.
Dúvidas? Encontre aqui o seu contabilista