Já o ouvimos tantas vezes que somos obrigados a repetir. Não, o MLM ou marketing de rede não é um esquema em pirâmide!
Mas como não há erros, só lições e aprendizagens, aqui fica a nossa lição do dia
Vamos explicar o que é realmente o MLM e como funciona. Então, prontos para uma boa informação?
O que é o MLM o marketing de rede?
O MLM (Multi Level Marketing), ou marketing de rede, é um modelo de negócio baseado na venda de produtos ou serviços através de uma rede de distribuidores independentes.
Trata-se de uma abordagem de vendas moderna e inovadora que já existe há muitos anos. O princípio é simples: comercializar produtos ou serviços diretamente aos consumidores, ignorando os canais de distribuição tradicionais.
O MLM baseia-se num sistema legítimo e ético, oferecendo uma oportunidade de negócio àqueles que desejam tornar-se empreendedores, mantendo-se independentes.
Numa rede de MLM, os distribuidores vendem os produtos ou serviços da empresa e também recrutam outros distribuidores para se juntarem à sua equipa. Cada distribuidor ganha comissões sobre as vendas efectuadas por si e pela sua equipa. A ideia central do MLM é criar sinergia e crescimento coletivo através da construção de uma rede sólida.
Cada distribuidor é independente, mas partilha uma marca forte e uma ambição comum.
As marcas famosas que operam através do marketing de rede incluem, a Herbalife, a Tupperware, a IAD ou a VorWerk, a marca por detrás da famosa Bimby.
MLM VS Esquema de pirâmide
É fundamental distinguir o MLM de um esquema em pirâmide, que é ilegal. Embora os dois modelos possam parecer semelhantes à primeira vista, têm diferenças fundamentais.
Num esquema em pirâmide, o principal objetivo é o recrutamento em massa de novos recrutas, sem qualquer oferta real de produtos ou serviços. Os participantes são induzidos a pagar uma quantia de dinheiro para aderir ao sistema e são remunerados principalmente com base nas taxas de registo dos novos membros. Este modelo não é sustentável e pode levar a perdas financeiras para a maioria dos participantes.
Em contrapartida, o marketing multinível baseia-se na venda de produtos ou serviços reais e de qualidade, num elevado nível de ética e no cumprimento da regulamentação em vigor. Os distribuidores são remunerados em função do seu desempenho em termos de vendas, bem como das vendas efectuadas pela sua equipa. O êxito do MLM baseia-se na construção de uma base de clientes fiéis e no desenvolvimento de competências de venda e de liderança.
Isto é tanto mais evidente quanto, enquanto técnicos oficiais de contas, uma profissão regulamentada e supervisionada, não podemos defender qualquer coisa. O MLM é uma estratégia comercial legal e inovadora.
Legislação sobre o MLM em Portugal
Em Portugal, o MLM é regulado por lei. A legislação tem como objetivo proteger os consumidores e garantir que as práticas comerciais são éticas e justas.
Como técnicos oficiais de contas, estamos vinculados à ética e à deontologia. Se não fosse um sistema seguro, não estaríamos aqui a falar dele.
As empresas de MLM têm de cumprir determinadas obrigações, tais como fornecer informações claras sobre os produtos ou serviços, não serem obrigadas a comprar grandes stocks, poderem devolver produtos não vendidos e serem transparentes quanto aos potenciais rendimentos.
O MLM (Marketing Multinível) é regulamentado pela legislação do Código de Conduta para o Marketing Multinível, estabelecido pelo Decreto-Lei nº 143/2009, de 16 de junho.
A legislação estabelece diretrizes e regras para a atividade de MLM, com o objetivo de proteger os consumidores e evitar práticas enganosas ou fraudulentas.
Viseeon, MLM no ADN
Na Viseeon, o marketing de rede é mais do que uma organização ou uma estratégia de negócio, é acima de tudo um estado de espírito.
O MLM é um símbolo de partilha, de coesão, de desenvolvimento de competências e de sentido de serviço.
É a nossa forma de voltar a colocar as pessoas no centro da contabilidade!
Portanto, como vê, o MLM é uma ótima ferramenta de crescimento!