Steve Jobs, Elon Musk, Marck Zuckerberg ou, em França, Michel Edouard Leclerc, por exemplo. O que é que eles têm em comum? São tão conhecidos como a sua marca. Simbolizam o universo que criaram. São o porta-estandarte da sua empresa. São mais do que simples CEO´s de empresas, são instrumentos de comunicação por direito próprio. E isto não é por acaso. Apostaram no personal branding. É disso que trata o artigo de hoje. Mostrar-lhe como e porque deve tornar-se uma marca à sua escala.
O que é a marca pessoal?
O personal branding é uma técnica de marketing que consiste em desenvolver uma marca pessoal forte e coerente para se diferenciar dos demais e ser reconhecido pelas suas competências, valores e personalidade.
É uma estratégia de marketing que tem como objetivo promover uma pessoa como uma marca, tal como uma empresa promoveria os seus produtos ou serviços.
O objectivo é criar uma imagem positiva e distintiva de si próprio, a fim de atrair a atenção, gerar interesse e construir uma reputação sólida junto do seu público-alvo. Naturalmente, a marca pessoal não consiste em vender-se de forma oportunista, mas sim em mostrar as suas competências e conhecimentos de uma forma genuína e sincera.
Um contabilista deve trabalhar a sua imagem de marca, porque vai ajudá-lo a destacar-se num mercado altamente competitivo. Uma imagem de marca forte pode ajudá-lo a estabelecer a sua credibilidade e expertise no seu setor, o que o pode levar a novos clientes e a novas oportunidades de negócios.
Ao desenvolver a sua imagem de marca pessoal, vai destacar-se com as suas skills e experiências diferenciadoras de outros contabilistas, criando a sua própria Proposta de Valor Único e um propósito maior, onde está incluída a especialização em determinados setores, como gestão, tecnologia ou impostos, bem como a sua abordagem para a solução de desafios e atender às necessidades específicas de cada cliente.
Além disso, uma imagem de marca pessoal sólida ajuda o contabilista a construir relacionamentos ainda mais fortes e duradouros com os clientes. Claro que é muito Importante ser claro e eficaz e demonstrar paixão e compromisso com o seu trabalho. Um contabilista deve estabelecer a confiança e a lealdade dos clientes, para levar a referências e recomendações adicionais.
Em resumo, trabalhar na sua imagem de marca pessoal como contabilista vai ajudá-lo a ter mais notoriedade e a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e com os negócios.
PERSONAL BRANDING para CONTABILISTAS
DESTAQUE para COMPETIR por CREDIBILIDADE e ganhar mais OPORTUNIDADES!
5 dicas para um contabilista trabalhar sua imagem de marca pessoal:
1/ Defina a sua marca pessoal: Determine como quer ser visto pelos seus clientes e outros profissionais do setor. Considere os seus conhecimentos, experiências e proposta única que o diferenciam de outros contabilistas. Certifique-se de que sua marca pessoal está alinhada com os seus objetivos profissionais.
2/ Use as Redes Sociais a seu favor: As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para construir a sua imagem de marca. Certifique-se de que as suas contas de redes sociais estão atualizadas e refletem a sua marca pessoal. Compartilhe conteúdo relevante, incluindo artigos e insights sobre o setor da contabilidade.
3/ Construa uma rede de contatos: Desenvolva relacionamentos fortes com outros contabilistas e profissionais do seu setor. Participe de eventos da indústria, conferências e seminários para conhecer pessoas e partilhar ideias e conhecimentos. Através desses relacionamentos, você pode expandir a sua rede de contatos e criar novas oportunidades de negócios.
4/ Demonstre a sua experiência: Mostre o seu conhecimento e expertise em contabilidade. Escreva artigos e crie conteúdo relevante para sua base de clientes. Participe de fóruns e de discussões online respondendo a perguntas relacionadas com a contabilidade. Quanto mais partilhar conhecimento e experiência, mais será reconhecido como um expert.
5/ Seja consistente: Mantenha uma imagem consistente em todos os seus canais de comunicação, incluindo o site, redes sociais e comunicações por e-mail. Certifique-se de que a sua mensagem é consistente e clara. Isso ajudará a construir a confiança dos seus clientes e a estabelecer a sua credibilidade como um contabilista fiável e competente.
RECEITA PARA UM CONTABILISTA DE MARCA!
Ingredientes:
- Especialização: A especialização numa área da contabilidade pode ajudar a diferenciar um contabilista dos demais profissionais.
- Comunicação: Um contabilista deve ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz. Ser capaz de explicar conceitos de contabilidade complexos de forma simples e fornecer orientações claras e precisas.
- Integridade: Um contabilista deve ser ético e honesto em todos os seus negócios e manter a confidencialidade.
- Conhecimento técnico: Um contabilista deve ter um sólido conhecimento técnico. Inclui estar atualizado sobre alterações nas leis fiscais e regulamentações.
- Excelente serviço ao cliente: Um contabilista deve estar disponível para responder a perguntas e preocupações dos clientes e fornecer soluções eficazes para seus desafios.
Ao misturar e priorizar estes ingredientes de forma eficaz, um contabilista vai criar uma contabilidade de marca, forte e duradoura que o diferenciam dos seus pares.
Então, está pronto para começar e brilhar? Torne-se uma referência para os seus clientes mas também para o mercado e inspire os seus colegas. Para saber mais, contacte-nos hoje mesmo.
Xana PEREIRA CMO Viseeon Group
&
Mélissa Satz Content Manager